Greve Estudantil Alterações Climáticas





"Já todos sabemos das causas e consequências da crise climática global. Já as ouvimos sistematicamente. Então, porque é que continuamos a não fazer nada?" 
O esforço que os governos e as organizações internacionais estão a fazer para solucionar esta enorme crise, em que cada minuto conta, é mínimo. Protocolos, acordos e metas ambientais são deliberadamente desrespeitados e ignorados. Sabemos, no fundo, que se isto fosse uma crise económica tão urgente quanto é a crise ambiental, já todos os esforços teriam sido feitos.
Usurparam os recursos, florestas e ar limpo do nosso planeta. Deixam-nos este enorme fardo: a herança de um planeta já quase a morrer. Nós, jovens, estudantes, estamos longe do poder, não ocupamos cargos políticos, temos escasso poder económico. Mas temos garra, temos força de vontade e, acima de tudo, temos uma causa comum que nos une a todos: o travão ao aquecimento global.
Sozinhos somos pequenos, todos juntos temos muita mais força do que imaginamos!
Com esta greve, juntamente com milhares de jovens pelo mundo, protestamos a inação dos governos face às alterações climáticas, de forma a lutarmos e darmos destaque nacional e internacional a esta problemática.
A nossa principal exigência ao governo português é que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com todo o zelo e respeito o Acordo de Paris e as metas estabelecidas pela União Europeia (2020, 2030, 2050).
Para tal é necessária uma mudança de paradigma, e a implementação de medidas como: a proibição da exploração dos combustíveis fósseis em Portugal; a meta para a neutralidade carbónica ser reduzida para 2030, e não 2050, como previsto pelo governo; expansão significativa das energias renováveis e, particularmente, da energia solar; a produção eléctrica ser 100% assegurada por energias renováveis até 2030; o encerramento das duas centrais eléctricas ainda movidas a carvão (central de Sines e central do Pego) e o melhoramento eficiente e drástico do sistema de transportes públicos, de maneira a que estes possam substituir o uso do transporte particular.
Greve da escola pelo clima - salva o mundo ao saíres das normas!



Esta greve,a realizar no dia 15 de Março, visa atingir todos os objetivos acima e muitos mais! É pelo nosso futuro! Junte-se a esta causa às 10:30 em Lisboa, Porto e Coimbra! Mais informações em https://greveclimaestudantil.wixsite.com/greveclimaticapt

Comentários